O concelho de Vila Real de Santo António conta com praias de mar manso e cálido, um vasto areal, por entre as teimosas curvas das dunas, resguardadas pelas sombras dos pinhais e pelos canais da Ria Formosa.
A praia de Santo António, também designada como “Praia dos três Pauzinhos” têm a vantagem da proximidade à cidade. Com o extenso areal e águas calmas os visitantes podem contudo, disfrutar da tranquilidade do mar, da frescura da mata e dos sons da fauna.
Entretanto há a possibilidade de chegar através do caminho ecológico, o “Caminho dos três Pauzinhos”, com acesso reservado a peões, bicicletas e a um comboio que circula no verão.
O comboio realiza um percurso de 30 a 45 minutos, com paragens frente ao Cube de Ténis, na Avenida Ministro Duarte Pacheco, junto ao quartel dos Bombeiros Voluntários e junto à Rotunda do LIDL (Percurso e paragens do comboio turístico).
A Baía de Monte Gordo situa-se na extremidade oriental do Parque Natural da Ria Formosa. Um extenso areal de águas calmas, que abriga uma das melhores praias do Algarve.
Os barcos de pesca artesanal, quando terminam a faina e chegam à sua zona, e as gaivotas poisam no areal criam uma paisagem colorida.
O cordão dunar é largo, especialmente a nascente e a poente da povoação, já que no centro domina a zona turística. Os passadiços levam o visitante até ao areal dispondo de vigilância e equipamentos de apoio durante o período balnear.
A Praia da Manta Rota proporciona passeios demorados no luminoso areal, junto da orla espumosa das ondas, vagarosas que quase nunca se erguem. A zona cada vez mais turística, transformou uma aldeia de pescadores num grande centro turístico internacional.
A Península de Cacela Velha, já dentro da Ria Formosa, fica no fino cordão de areia, a que se acede por barco. É um sítio mágico, porque a dada altura, estamos rodeados de um lado pelo canal da Ria e do outro pelo oceano infinito.
Todas as praias do concelho de Vila Real de Santo António possuem infraestruturas que garantem a segurança e o acesso dos visitantes, vigilância dos nadadores salvadores, bares e esplanadas.
A Bandeira Azul da Europa atesta a qualidade de todas as nossas praias. O azul-turquesa do mar, o verde dos pinhais, pinceladas de cor que seduzem os olhos e exprimem as belezas de Vila Real de Santo António e do seu concelho.
A cidade nasceria no local onde antes existia uma povoação de pescadores denominada Santo António da Arenilha.
Ao longo da sua História, o Reino de Portugal e o Reino dos Algarves tiveram sempre problemas políticos com a vizinha Espanha , e por isso sempre houve um especial cuidado com as regiões raianas. A foz do rio Guadiana divide o extremo sudeste português do extremo sudoeste espanhol, e durante muitos anos a única cidade portuguesa que protegia o território nacional nessa zona era Castro Marim.
Nessa medida, e porque esse período foi uma era de grandes mudanças no país, foi assinada a 30 de Dezembro de 1773 uma Carta Régia que dava conta da criação de uma cidade no extremo algarvio – nascia assim Vila Real de Santo António.
Completadas pela vida cosmopolita de um grande centro turístico. A tranquilidade de praias onde se reencontra a solidão. A fauna e a flora de um Parque e de uma Reserva Natural.
Deixamos a informação sobre:
Para Consultar o guia Turístico de Vila Real de Stº António Aqui!
Como deslocar-se no Algarve
Comboios
Estações nas localidades entre Lagos e Vila Real de Santo António.
Consulte horários aqui!
Transportes urbanos
Transportes coletivos nas principais localidades.
Consulte horários aqui!
Está preparado para tanta beleza natural?
Convidamo-lo a visitar todos os passeios disponíveis no nosso site, que ainda estamos a construir a nossa oferta de tours em todo o Algarve, eventualmente em também Vila Real de Santo António, pedimos assim que visite em aqui!