Aljezur Algarve

Aljezur

Aljezur e o seu extenso retângulo limitado pelo mar e pela serra, o concelho reflete, nas suas paisagens, esta dupla influência.

Se a orla marítima no concelho de Aljezur é marcada pelas altas falésias onde se aninham areais e dunas, o interior é uma sucessão de horizontes cobertos de vegetação.

Entre ambos fica uma vasta faixa de vales e charnecas férteis, onde se mantém a tradição do cultivo de frescas hortas, da batata-doce e do amendoim.

Apresenta-se como um destino de eleição para os surfistas, mas não só. Pela sua proximidade entre o verde o azul, Aljezur é uma opção para descanso em família, sem muita confusão e em plena comunhão com a natureza.

Percorrer o concelho de Aljezur é, assim, a oportunidade de recuperar a tranquilidade, de reencontrar o silêncio cortado pelo canto das aves e a melodia das ondas embatendo nas rochas.

De apreciar paisagens com o mar como horizonte, campos verdejantes, colinas rescendendo aos perfumes da natureza e coloridas flores silvestres.

A sua proximidade com o mar, torna imperativo a sua gastronomia tão fortemente ligada aos pescado e marisco. No coração da Costa Vicentina, Aljezur distingue-se entre os melhores destinos europeus para o Turismo de Natureza.

Com paisagens deslumbrantes, entre a serra e o mar, que abrigam diferentes habitats naturais e uma elevada biodiversidade, uma costa que alberga das melhores praias de Portugal e um património geológico, faunístico e florístico de elevado valor científico, Aljezur desperta emoções.

A par de um património natural arrebatador, o acervo cultural de Aljezur é extraordinariamente rico e diverso. Desde a arquitetura tradicional, às igrejas dignas de uma visita atenta, aos museus e núcleos museológicos que retratam fielmente a vida de outrora destas gentes, aos mais marcantes vestígios arqueológicos que atestam a importância deste território.

Dos tempos pré-históricos, passando pelas preciosidades gastronómicas e os excelentes produtos locais.

Terra de peixe e de carne abundante, assim como de ricos produtos hortícolas, é impossível resistir à batata-doce de Aljezur (IGP), que merece honras num dos melhores festivais gastronómicos da região algarvia, o Festival da Batata-doce de Aljezur.

Maravilhosos sargos, douradas e robalos cozidos ou grelhados no carvão, papas mouras com “piques”, a couvada ou o feijão com batata-doce, o polvo de molho ou em saladas, os excelentes percebes e mexilhão da Costa Vicentina, a moreia frita e os enchidos, constituem pratos e petiscos bastante procurados.

Não esquecendo a famosa doçaria, à base do principal produto local: bolo, torta, pudim ou pastéis de batata-doce e os fritos de Aljezur, entre outras iguarias, combinadas com uma aromática aguardente de medronho, produzida há séculos nesta região do país, fazem as delícias de muitos que aqui se deslocam para as apreciarem. Saberes e sabores divinos, de facto!


Aljezur, um tesouro natural e cultural para partilhar, todo o ano.


Booking.com